Impressora de polímeros 3DBS

3DBS.jpg

Nome do Equipamento: Impressora 3D 3DBS Octupus

Sigla: 3DBS.

Marca: 3DBS.

Modelo: Octupus.

Fabricante: 3D Biotechnologies Solutions Soluções em Biotecnologia 3D LTDA.  

Link do equipamento no site do fabricante:   http://www.3dbiotechnologiessolutions.com/octopus/

Responsáveis: Luiz Antonio Pessan / Lidiane Cristina Costa / Eduardo Henrique Backes

Parâmetros de Característica do Equipamento

Tecnologia de Impressão: Mecanismo para extrusão de pellets fundidos e 2 (duas) seringas para deposição controlada de líquido/soluções viscosas (ex.: hidrogéis/biotintas)

Peso: 32 kg.

Dimensões:  710x465x600 mm.

Volume de Impressão: 100x140x100 (1,4 litros)

Resolução de Camada: 10 mícrons (0,01 mm) à 5 mícrons (0,005 mm).

Extrusora para Pellets: Seringa aquecida com saída de 0,4 mm.

Cabeçotes para Seringas: Acondicionamento de líquidos/soluções com volume de até 20 mL).

Mesa de Impressão:  100x140 mm com aquecimento (temperatura máxima de 110ºC).

Entrada AC: 110v.

Conectividade: Cartão SD.

 

Descrição do Equipamento:

A Octopus é o layout mais avançado da 3DBS, uma bioimpressora com triplo cabeçote intercambiável e opcionais customizáveis. É uma estação multi-usuário com múltiplas funcionalidades, apresentando um sistema híbrido que permite a extrusão de polímeros em pellets, hidrogéis e/ou biotintas. Oferece a possibilidade de um quarto eixo rotativo para reconstrução de estruturas tubulares. Sua versatilidade otimiza fluxos de trabalho, adaptando-se a uma ampla gama de aplicações, como a automação de culturas de células 3D, desenvolvimento de biomiméticos de tecidos complexos ou testes de novas formulações e fármacos.

Técnicas utilizadas nesse equipamento:

A impressão 3D por extrusão de material é um processo de manufatura aditiva no qual um material termoplástico é aquecido até atingir o ponto de fusão e, em seguida, extrudado através de um bico aquecido em camadas sucessivas sobre uma plataforma de construção. O material é depositado de forma controlada e preciso, solidificando-se rapidamente para formar o objeto desejado.

A impressão 3D com uso de hidrogéis é uma técnica avançada de manufatura aditiva que envolve a deposição controlada de materiais gelatinosos conhecidos como hidrogéis para criar estruturas tridimensionais. Os hidrogéis são redes tridimensionais de polímeros reticulados, capazes de absorver grandes quantidades de água sem perder a sua forma. Neste processo, o hidrogel é carregado em um sistema de impressão 3D especializado e extrudado através de um bico de impressão para construir camadas sucessivas, permitindo a formação de estruturas complexas e altamente porosas.