Sobre o grupo

Os estudos sobre os materiais e processos de manufatura aditiva (MA) começaram no Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) em 2011. Atualmente o grupo de pesquisa é liderado pelos professores Luiz Antonio Pessan, Piter Gargarella, Lidiane Cristina Costa e Ana Paula da Luz. O grupo busca o desenvolvimento de novas matérias primas metálicas, cerâmicas, poliméricas e de compósitos para os processos de MA e o estudo das correlações entre parâmetros de processo, microestrutura e propriedades das peças produzidas. O grupo é cadastrado no diretório dos grupos de pesquisa do CNPq.

O parque de equipamentos compartilhados que envolve o desenvolvimento de materiais e conformação de produtos via MA é formado pela união de laboratórios de 3 áreas (polímeros, cerâmicas e metais), sendo em resumo a infraestrutura disponível: i) processamento de matérias primas necessárias para a MA (equipamentos de fusão e atomização e classificação de pós metálicos, equipamentos de sintetização e classificação dos pós cerâmicos, equipamentos para preparação de suspensões cerâmicas, equipamentos de preparação de compósitos e nanocompósitos poliméricos e extrusão de filamentos poliméricos para MA, liofilizador para material cerâmico); ii) impressão 3D de produtos (impressora 3D modelo P220 da APIUM, Sethi3D S3, Sethi3D S2, 3DBS, Bioimpressora Gênesis II,  GTMax3D – Pro, Creality Ender-3, Duraprinter E03 (técnica de Direct Ink Writing - DIW), Creality LD-006 (SLA/LCD- fotopolimerização em cuba com projeção de máscara), Aurora Lab (Powder Bed Fusion e Selective LASER Sintering); OMNISINT-160/2 (Powder Bed Fusion)); iii) de caracterização estrutural, microestrutural, reológica e morfológica da matéria prima (difratometria de raios-X, microscopia eletrônica, espectroscopia de infravermelho (FTIR), calorimetria de varredura diferencial (DSC),  reômetros capilar e rotacional, cromatografia por exclusão de tamanho (GPC)); iv) de caracterização estrutural, microestrutural e de propriedades dos produtos processados por MA (difratometria de raios-X, microscopia eletrônica, testes de biocompatibilidade, analisadores térmicos de dilatometria e calorimetria, ensaios de dureza, mecânicos e de corrosão).

Esses laboratórios possuem sistemas multiusuários já estabelecidos e/ou de compartilhamento com a comunidade da UFSCar e de outras instituições de Ensino Superior (IES) e também com a comunidade externa. Entre os usuários, encontram-se professores, pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação, e profissionais de empresas atuantes principalmente na área de materiais. A prestação de serviços se dá por meio de convênios com empresas e outras instituições de pesquisa, projetos de cooperação tecnológica, consultoria, oferecimentos de cursos de aperfeiçoamento para indústrias e outras instituições de pesquisa, ensaios específicos, e outros, principalmente via EMBRAPII Materiais, Núcleo de Reologia e Processamento de Polímeros (NRPP) e Centro de Caracterização e Desenvolvimento de Materiais (CCDM). Ao longo dos anos, centenas de interações já foram realizadas com a comunidade científica e empresarial. Os laboratórios atenderam/atendem inúmeros trabalhos de pesquisa nos mais diversos níveis como iniciação científica, trabalho de conclusão de curso, mestrado, doutorado, pós-doutorado, projetos de cooperação em desenvolvimento em parcerias com grande número de empresas, oferecimento de cursos de extensão e curso de aperfeiçoamento.

A equipe atuante nos laboratórios é composta pelos docentes e técnicos do Departamento de Engenharia de Materiais, especialistas em materiais, bem como por pesquisadores alunos de graduação e pós-doutorandos da UFSCar, e doutorandos e mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM/UFSCar).