Plano de gestão

O plano de gestão para o uso dos Equipamentos Multiusuários (EMUs) do grupo MAEngMat é construído com base na prática consolidada de utilização desses equipamentos no âmbito do DEMa-UFSCar. A operação regular dos laboratórios é assegurada pela equipe principal, composta pelos coordenadores, alunos, e técnicos, incumbidos da operação, treinamento de usuários e manutenção dos equipamentos.

Os usuários são credenciados para usar os equipamentos mediante comprovação da necessidade e do tipo de serviço, através da apresentação de projetos de pesquisa em curso financiados por órgãos públicos. Uma vez cadastrados, eles usufruem de tarifas subsidiadas. Esse subsídio é viabilizado pela constante submissão de projetos individuais de reparo específico dos equipamentos pelos pesquisadores responsáveis pelos laboratórios, além do apoio parcial do DEMa-UFSCar e do PPG-CEM-UFSCar, reconhecendo a qualidade e regularidade do serviço oferecido.

Usuários não envolvidos em atividades de pesquisa podem acessar os serviços mediante o pagamento “integral”, que inclui valor proporcional de manutenção dos equipamentos. A cobrança pela utilização dos equipamentos é uniforme para todos, internos ou externos ao DEMa e à UFSCar e os valores estão disponíveis em www.maengmat.ufscar.br.

Os serviços solicitados podem ser realizados por técnicos ou alunos do grupo de pesquisa ou pelo próprio usuário, desde que devidamente treinado. Na solicitação, o usuário indica se necessita de um operador ou se é capaz de operar de forma independente, concordando com o orçamento prévio apresentado.

A reserva de horários para usuários credenciados é efetuada online, através da página www.maengmat.ufscar.br. Cada usuário pode reservar no máximo uma semana de equipamento por mês, devendo aguardar a utilização do período anterior antes de fazer uma nova reserva. Desistências devem ser comunicadas com 24 horas de antecedência para permitir que outros usuários aproveitem o horário vago. O não cumprimento resulta na cobrança do período reservado, a menos que haja justificativa de força maior.

Para garantir a operacionalidade dos equipamentos, serão oferecidos treinamentos periódicos, dependendo da demanda dos usuários. Este treinamento é altamente recomendado para usuários regulares, otimizando o uso dos equipamentos e permitindo que os técnicos forneçam suporte técnico geral ou atuem como operadores preferenciais para usuários esporádicos ou iniciantes.

Um Conselho de Usuários foi estabelecido para fiscalizar o uso dos equipamentos, garantir o bom funcionamento do plano de gestão e propor modificações, se necessário, para melhor atender às demandas dos usuários. O comitê gestor e de usuários do MAEngMat é composto por pesquisadores e técnicos de diferentes instituições, conforme detalhado na página oficial.